
HISTÓRIA
A Paróquia São Francisco e São José tem suas origens no trabalho missionário e itinerante, nos primórdios da paróquia já se percebia com quão grande amor e ardor missionário os primeiros fiéis das pequenas comunidades urbanas de São Francisco de Assis e São José Operário trabalhavam em prol da evangelização. Acompanhe abaixo uma linha do tempo desde das primeiras comunidades até a Dedicação da atual Matriz de nossa paróquia.
ORIGENS
Na década de 80 a região que compreende os bairros Campo Dantas e São José já possuíam uma boa população residente mais para o Bairro São José a evangelização chegou um pouco tardia em comparação ao Bairro Campo Dantas; o citado bairro teve sua primeira comunidade instalada em meados de 1981 tendo a sede de sua primeira comunidade instalada no lugar de uma usina de arroz e tendo como padroeiro São Francisco; um dos grandes incentivadores foram Ir. Francisco, Ir. Juvenal(in memoriam) dentre outros; o serviço pastoral foi árduo rendendo já na década de 90 a construção de uma outra comunidade agora para atender o Bairro São José tendo como padroeiro o mesmo santo com o titulo de operário.
TRABALHO PASTORAL
Já no final da década de 90 as duas comunidades já compunham um dos grandes eixos na visão econômica e religiosa, todos pressentiam que duas comunidades tão trabalhadoras e tão auto-suficientes deveriam ter um status ao seu nível. As festas dos padroeiros eram símbolo da presença católica no município e rendiam grandes somas de ofertas. Em 2012 o Bispo da época Dom Franco já sentia a necessidade da instalação de uma nova comunidade paroquial para atender aquela parte esquecida de Presidente Dutra assim convidando para assumirem o trabalho da Quase-Paróquia os Filhos da Caridade Canossianos, tendo a chegada oficial em 17 de Fevereiro de 2013 compondo a primeira comunidade , Padre Jair, Diácono Paulo e Ir. Gilson.
INAUGURAÇÃO DA PARÓQUIA
No ano de 2014 a Matriz da Paróquia já tinha uma estrutura na qual já se podia celebrar as missas, as imagens dos padroeiros foram trazidas das comunidades na qual eram titulares; e no dia 08 de Fevereiro em uma celebração solene com a presença de autoridades eclesiásticas como o Delegado dos Canossianos do Brasil,Padre Sergio Gallina, o Bispo Diocesano, Dom Franco Cuter, e padres do clero diocesano; foram empossados como Pároco, Padre Jair Aparecido, como Vigário, Padre Paulo Martins; o Bispo abençoou as paredes da nova Matriz na presença de grande numero da comunidade presidutrense. A paróquia teve seu território desmembrado do território da Paróquia São Sebastião. E assim o esforço de tantos irmãos e irmãs rendeu frutos para o orgulho da comunidade presidutrense.
A PARÓQUIA ATUALMENTE
Como percebemos na imagem, a Matriz ainda está em fase de construção e por isso necessita de doações, portanto se você deseja ajudar venha e participe de uma missa e deixe sua oferta. A Matriz já tem um projeto tanto interior como exterior e promete ser uma das mais belas igrejas da Diocese de Grajaú. Venha conhecer sua casa, e seja bem vindo.

